Programa Famílias Fortes

O programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção junto a famílias que atua na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. Pode ser desenvolvido em diversos espaços e serviços (escolas, espaços comunitários, equipamentos sociais).
Importa salientar que no ano 2019 realizamos a formação de facilitadores da rede socioassistencial e em 2020 pactuou-se entre Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia- IFAC e O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), através de um termo de Cooperação Técnica, a execução do Programa no Acre com a colaboração da Coordenação de Saúde Mental do Acre
A implementação do Programa Famílias Fortes sofreu ajustes devido ao período pandêmico do Covid-19, nesse contexto o programa oferece ferramentas que contribuem para o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais. O programa foi realizado como pré-piloto numa versão virtual. Nesse formato foi aplicado em 6(seis) Estados sendo o Acre protagonista na Região Norte.
As 15 (quinze) famílias selecionadas são de bairros que apresentam vulnerabilidade social das regionais do Tancredo Neves, Baixada do Sol, 2º Distrito e Conquista.
Público-alvo:
É destinado a famílias (pais e responsáveis) com filhos adolescentes (10 – 14 anos).
As principais ações:
O Programa consiste em 7 encontros de 2 horas conduzidos por profissionais, facilitadores, do serviço social, psicologia, pedagogia e licenciados e/ou outros numa frequência semanal. A cada encontro na primeira hora, em sessões com grupos separados de pais/responsáveis e adolescentes e, na segunda hora, em sessões familiares. Nesses encontros se busca refletir sobre os valores das famílias, dinâmicas e metas. Trabalha com o fortalecimento de vínculos, habilidade de expressar amor e apoio e estabelecer regras.
Portaria IFAC nº 277, de 12 de março de 202