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O QUE É O NAES?

Compete ao Núcleo de Assistência ao Estudante:

I. Atuar de forma sistemática visando integrar os três suportes do processo educacional
– aluno, escola, família – e contribuir para a coerência entre os objetivos
educacionais, as características individuais e o contexto sociocultural do educando;
II. Suporte ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE dos Campi;
III. Estimular o espírito de inclusão na comunidade escolar, de modo que o aluno, em seu percurso formativo, adquira conhecimentos técnicos, científicos e também valores sociais consistentes, que o levem a atuar na sociedade de forma consciente e comprometida;
IV. Auxiliar os Diretores de Ensino na organização dos resultados dos programas e projetos educacionais que tenham relação com a presente Política;
V. Fomentar junto aos estudantes a participação em eventos nacionais e internacionais de referência nas diversas áreas;
VI. Promover campanhas e palestras educativas que contribuam para o fortalecimento intelectual, social, político e cultural dos discentes;
VII. Planejar ações prevendo as necessidades materiais e financeiras para o bom desempenho das atividades no setor.
VIII. Participar dos Conselhos de Classes, promovendo discussão e/ou reflexão das situações de dificuldades de aprendizagem e/ou alto rendimento, a fim de identificar e propor estratégias de intervenção;

IX. Executar os processos seletivos, com análise de documentos e posterior envio de informações para a DSAES;
X. Alimentar o banco de dados do IFAC com informações pertinentes à PAES/IFAC, encaminhando relatório informativo à DSAES ao final de cada semestre letivo;
XI. Acompanhar as situações em que ocorrem solicitações de transferências, trancamento de cursos, bem como o cancelamento de cursos e/ou disciplinas, no sentido de identificar o motivo do desligamento;
XII. Trabalhar, em articulação com os demais setores, no sentido de permitir a dinamização dos processos de ensino e de aprendizagem no cotidiano escolar;
XIII. Realizar atendimentos de alunos e/ou responsáveis, em situações específicas, para emissão de relatórios, quando necessário;
XIV. Coordenar, divulgar e acompanhar os programas ofertados pela DSAES;
XV. Estimular a participação de estudantes com alto rendimento em projetos e ações que incentivem o desenvolvimento de suas potencialidades;
XVI. Conhecer a realidade do Campus e de seu público, através de estudos e pesquisas a fim de subsidiar avaliações e propostas de revisão das diversas Políticas da Instituição;
XVII. Investigar, juntamente com os demais setores, os índices e as causas de evasão e reprovação, propondo mecanismos de intervenção.

O Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes), conta com uma unidade em campus e visa integrar aluno, escola, família e contribuir para a coerência entre os objetivos educacionais, as características individuais e o contexto sociocultural do educando, conforme dispõe a Política de Assistência Estudantil do Ifac (Resolução CONSU/IFAC nº 35/2018, de 21 de junho de 2018)

Quais serviços oferece?

  • Atendimento Social
  • Atendimento Psicológico
  • Atendimento Pedagógico
  • Encaminhamentos para rede socioassistencial
  • Mediação de conflito
  • Levantamento socioeconômico de discentes

Algumas das atribuições do Naes:

  • Fomentar a participação em eventos nacionais e internacionais;
  • Promover campanhas e palestras educativas;
  • Realizar atendimentos de alunos e/ou responsáveis, em situações específicas;
  • Orientar a comunidade acadêmica sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, serviços e recursos sociais;
  • Orientar os movimentos estudantis;

Os profissionais que atuam no Naes são:

  • Assistente Social
  • Pedagogo
  • Psicólogo
  • Acompanhamento Familiar
  • Atendimento Social
  • Atendimento Psicológico
  • Atendimento Pedagógico
  • Encaminhamentos para rede socioassistencial
  • Visitas institucionais
  • Mediação de conflito
  • Levantamento socioeconômico de discentes
  • Visita domiciliares
  • Seleção e acompanhamento de discentes selecionados nos editais;
  • Reuniões com pais
  • Reuniões com discentes
  • Reuniões com líderes
  • Reuniões com Coordenações
  • Reuniões com representação dos Estudantes – Grêmio/DCE
  • Participação no Conselho de Classe

I. Atribuições do Assistente Social:

a) Assessorar a Instituição na elaboração de programas e projetos sociais;

b) Elaborar e acompanhar a execução de planos, programas e projetos específicos na área de Serviço Social;

c) Orientar a comunidade acadêmica sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, serviços e recursos sociais;

d) Contribuir com o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da PAES/IFAC, no tocante a sua área de atuação;

e) Realizar estudo socioeconômico de suporte à sua área de atuação;
f) Pesquisar informações in loco e dirimir situações-problema;

g) Elaborar relatórios, pareceres técnicos e orientações sobre rotinas e procedimentos;

h) Definir critérios e indicadores para instrumentos de avaliação social;

i) Realizar atendimento e prestar orientação social aos estudantes;

II. Atribuições do Pedagogo:

a) Assessorar, elaborar e acompanhar a execução de planos, programas e projetos na área educacional;
b) Contribuir com o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da
PAES/IFAC, no tocante a sua área de atuação;

c) Acompanhar o trabalho pedagógico nos Campi com objetivo de identificar fatores que possam interferir no processo de ensino e aprendizagem;
d) Participar da elaboração e execução de instrumentos específicos da área educacional.

III. Atribuições do Psicólogo:

a) Assessorar a instituição na elaboração, acompanhamento de planos, programas e projetos relacionados a sua área de atuação;
b) Orientar a comunidade acadêmica sobre direitos e deveres, acesso a direitos instituídos, serviços e recursos sociais;
c) Contribuir com o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFAC, no tocante a sua área de atuação;

d) Possibilitar situações que facilitem as relações na prática escolar a fim de contribuir para o processo de ensino aprendizagem;
e) Desenvolver ações coletivas na prevenção de problemas, na sua área de competência, que venham a interferir no processo de ensino e aprendizagem;

Como entrar em contato com o Naes:

- ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Telefone: (068) 2106-5909
E-mail: crb.naes@ifac.edu.br
Horário de atendimento: 08h às 12h e das 14h às 18h
Campus Rio Branco-IFAC

Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes)
Telefone do Naes: (68) 2106-5909
E-mail do Naes: crb.naes@ifac.edu.br
E-mail Dsaes: dsaes@ifac.edu.br

ProfissionaisÁreaHorários de AtendimentoContatos Telefônicos
Kênnia LeitãoAssistente Social

8h às 12h

14h às 18h

99997-2378
Maria JoserlâniaAssistente Social13h às 19h99920-9220
Sandra AmorimAssistente Social

8h às 12h

14h às 18h

99990-0923
Lucas Gomes Psicólogo14h às 18h99906-8968
Marliane Tamburini Pedagoga 

8h às 12h

14h às 18h

99935-3586 
Suelange HorácioPedagoga 13h às 19h –

*Texto produzido pela Equipe do Naes-CRB.

(68) 00000-0000

Contato@jovemansiedade.com.br

Endereço da Instituição
Xavier Maia - Rio Branco/AC

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