DICAS DOS ESTUDANTES
Você sabia?
Outros estudantes, assim como pode ser o seu caso, já passaram por crises de ansiedade e ataques de pânico.
A gente pediu dicas de como eles enfrentaram essas situações, confere aí:

“... eu me sinto bem praticando esportes ...”
Estudante

“ ... na base da conversa com os meus pais que eu consegui me acalmar...”
Estudante

“...é muito bom, quando você tem pessoas que você gosta por perto e consegue se distrair ...”
Estudante

“...quando você faz um esporte que você gosta é prazeroso né como jogar futebol, jogar vôlei...”
Estudante

“... o que me ajuda é, ler, escrever, porque eu gosto muito de escrever, eu gosto muito de ler também ...”
Estudante

“ ... pelo menos para mim funciona respirar, ficar pensando só em coisas positivas, leva pelo lado bom...”
Estudante

“...tem algumas coisas que melhoram como criar hábitos saudáveis, pegar uma plantinha e cuidar da plantinha...”
Estudante

“...pode criar um diário, um caderno, alguma coisa, uma agenda para você liberar toda essa ansiedade você tá sentindo ...”
Estudante

“...é tentar canalizar a ansiedade para diferentes coisas, jogos, você gosta de desenhar, desenhe, você gosta de escrever, escreva...”
Estudante

“...eu tô aprendendo a tocar gaita, flauta, violão, porque quando você tá fazendo isso, você tem que pensar naquilo que você tá fazendo...”
Estudante

“... Você pode escrever muito, outra pessoa pode ler, pode pintar, pode desenhar, pode fazer uma poesia, sei lá, tenta mostrar de alguma forma o que tá sentindo...”
Estudante

“... você querer canalizar o que você tá sentindo no momento, de você ter uma calma e pensar: quem eu sou? Onde eu estou? O que eu faço?”
Estudante

“...ter apoio de alguém mais próximo, sabe, simplesmente tá ali tentando conversar comigo e jogar minha cabeça para outro lugar e já ajuda muito...”
Estudante

“ ... eu começo a cuidar de mim, eu hidrato meu cabelo, hidrato meu rosto, hidrato meu corpo, ai a autoestima já começar a subir isso me ajuda muito...”
Estudante

“... eu preciso fazer alguma coisa até me dá sono, eu comecei a jogar e enfim, comecei a jogar outros jogos e fui tentando esquecer e jogando, eu comecei a pegar no sono e dormi...”
Estudante

“ ... o que me ajuda bastante é escutar música, música bem calminha assim no meu caso músicas instrumentais, coisas bem calmas para mim ficar calma, aí eu começo a meditar os momentos bons que eu tive na vida, pessoas que eu tenho ao meu redor...”
Estudante

“... eu pego e ligo para algum amigo meu, porque aí você já começa a conversar coisas aleatórias né e quando você percebe já nem tá mais naquela situação porque justamente, vai surgindo assuntos aleatórios e que você vai ficando mais calmo...”
Estudante

“... eu normalmente quando eu tô meio ansiosa, eu procuro fazer alguma coisa que me deixei mais calma, uma coisa que me dá prazer, eu começo a pintar, escutar música, a cantar. Só fica parado, respira, solta o ar, que com isso você vai começar a se acalmar você fica muito cansado...”
Estudante

“... no Ifac mesmo, quando eu percebia que não tava legal, eu ia lá para trás naquela graminha sentar, pegar um ventinho no rosto depois eu voltava, respirar entendeu, tirar um tempo para falar comigo mesma...”
Estudante

“ ... eu tentava mudar as coisas pra mostrar pras pessoas né, que eu conseguia fazer, hoje em dia eu tô fazendo isso pra me agradar, porque eu tenho que agradar a mim, não agradar os outros e é isso...”
Estudante

“... eu gosto de andar de skate, tipo, chega a noite não tem nada para fazer, tiro a camisa saio na rua e eu vou andar de skate e eu também aproveitei para me organizar e ler alguns livros...”
Estudante

“...eu tento não pensar nisso e tento canalizar, tipo, toda a raiva que eu começo a sentir de não conseguir fazer as coisas, eu tento passar pra um game, começo a jogar...”
Estudante

“ ... eu nem uso muito rede social, uso WhatsApp para me comunicar é isso, eu não tenho mais outras redes socias, a não ser WhatsApp e YouTube, YouTube é só para ver o que eu gosto mesmo para me divertir...”
Estudante

“... eu tocando violão é como se eu estivesse entrando em outro mundo, em outra atmosfera, tá entendendo, então aquilo é como se eu tivesse passando, sei lá, algo que refrescasse o meu ser e então é como se eu descobrisse um lugar utópico, onde eu tô em paz total...”
Estudante

“... toda vez que eu tenho alguma crise, eu tento canalizar ou pra televisão, ou ler um livro até me acalmar e conseguir dormir. Quando são os livros de mistério, você fica ali no mistério ou ali na aventura e você vai se esquecendo dos seus problemas, você vai viajando e emergindo na história e vai acabando esquecendo seus problemas cotidianos e vai passando...”
Estudante

“...o que me ajuda, eu acho que tá com quem eu amo sabe, mensagem para os meus amigos, ter aquele tempo, entende?! Eu acho que eles me ajudam, é, me levando para outros assuntos, brincando, até mesmo estudando, eu ensinando eles a fazer alguma coisa e em casa tá com a minha família me ajuda demais nesse quesito para eu não pensar tanto no que eu estava pensando...”
Estudante

“... a primeira coisa que eu faço é sair das redes sociais, por que é uma coisa que prejudica bastante, você acaba vendo muitas coisas e acaba colaborando mais e daí eu já desligo o celular, só coloco a música, pego meu fone, deito e fico assim tentando pensar em coisas boas ou então eu pego assim o violão e tento escrever alguma música, depositar o que eu tô sentindo, colocar para fora sabe, para ver se eu me, não fico tão sufocada...”
Estudante

“... quando eu tava começando a ter uma crise, eu já sabia que era crise de ansiedade, aí eu comecei a procurar coisas que me distraiam, tipo, hoje quando eu sei que eu vou ter que crise de ansiedade já coloco uma música calma, me deito, desligo o celular e fico ali, porque eu ouvi falar que, é, os batimentos cardíacos assimilam a música né, as batidas da música aí eu sempre coloco uma música calma, respiro fundo e fecho os olhos e eu acabo dormindo assim...”
Estudante

“...eu criei um hábito meu, que eu comecei na quarentena, que foi que quando eu chegava assim à noite, eu sempre reservo um tempo para mim e quando eu vou dormir, eu pego tudo que eu senti e tudo aquilo que tá em aberto no dia ou na semana e tenho que organizar dentro da minha cabeça porque, às vezes, acontecem situações, a gente tá em meio a circunstâncias que a gente no nosso coração e a nossa mente não entende, então eu deito e fico desmitificando ali, tá entendendo?”
Estudante

“... dançar, escutar música é o que me ajuda, mais do que tudo, eu gosto de escutar música, e pra mim não importa se a música ela é lenta, rápida, contanto que seja aquela música que me acalme naquele momento, que a música que eu estou gostando dela, eu vou associar ela a uma coisa boa e vou começar a me acalmar um pouco. Com a dança, eu pego uma música e eu tento aprender ou até a música que eu já sei, vou lá dançar só pra poder me acalmar, já ajudou muito ler um livro que eu já li, escrever um pouco, um pouco mesmo que seja, sei lá, um textinho breve. É o que me ajuda, é o que me relaxa, o que me acalma...”
Estudante